Quando alguém nos manda calar a boca


Ao atender aquele cliente que parecia tão certo de suas verdades, tão severo em suas razões, porém, tão descontrolado na suas emoções, imaginei que estávamos tendo um diálogo para que pudéssemos chegar num bom senso para solucionar a questão em que levara aquele contato. Mas no primeiro momento que fui expressar a minha fala naquela conversa, ouvi de maneira tão surpreendente: "Cala a boca, você esta sendo grosseira, me deixa falar". Mesmo que eu quisesse agir revidando, não era possível, porque assustei-me com aquele CALA BOCA. Num tom de quem expressava uma ordem e aí de mim se eu não me calasse. Olha, quase que o susto me fez calar a boca para sempre.

Enquanto me recuperava daquela frase ensurdecedora, ele foi desenvolvendo seu monólogo, mas creio que percebeu que discutir com uma muda não era a melhor forma para resolver seu problema. Foi então que ouvi: "Hei você esta ai?"  Respondi: "Sim. Estou te ouvindo". Ele continuava a esbravejar suas verdades e eu calada. Segundos depois, ouço a mesma pergunta: "Hei você esta ai?" Respondi: "Sim. Estou te ouvindo". Ele então continuou: "Não vai dizer nada sobre qual solução a empresa vai me dar para resolver esse problema?" Respirei fundo e disse: "Com certeza vamos resolver da melhor maneira possível, o senhor além de ser um cliente especial para empresa, é alguém por quem temos um profundo respeito e admiração". E por ai segui, para não me estender.

Depois de ter seu problema solucionado e bem mais calmo, ouvi várias vezes antes de desligarmos o telefone: "Você me desculpa, estou nervoso, estressado e acabei sendo grosseiro". Eu pensei se terminarmos a ligação assim, a probabilidade de retornarmos um novo contato de forma mais tranquila, ou pelo menos sem um CALA BOCA, vai ser mais difícil. Então respondi: "Não precisa me pedir desculpas, temos liberdade para esse CALA BOCA, só que levei tanto susto que quase você me deixa muda para sempre". E não contive uma gargalhada, a qual foi recíproca também.

Aquele homem precisava desabafar e me escolheu naquele dia. Deus estava ao nosso lado, porque ele não é uma pessoa que se descontrola assim, pelo menos não ao ponto de mandar alguém calar a boca. E no susto consegui manter meu auto controle e no final das contas, tudo acabou em risos. E depois desse episódio, quando ele liga em meio a risos já fala: "Sem cala boca " e eu sempre respondo: "Não quero ficar muda para sempre, pelo amor de Deus ".

Tenho observado que cada vez mais estamos mais carentes. Tornando-nos mais frágeis, mais propensos a cometer atitudes que com certeza no nosso senso normal não faríamos. Aquele cala a boca me fez refletir muito sobre nossas carências humanas. Parecemos um bando de carentes no mundo tentando ser gente. Num mundo escravo da agenda, sem tempo para amar, sem tempo para ser amado, nossa realidade hoje é o tempo imperando sobre nós.

Mas temos que encontrar um modo de fazer com que deixemos de ser escravos de nós mesmos e substituirmos a quantidade de tempo que nos sobra em qualidade de vida que escolhemos! Do contrário, faremos igual aquela musica: "Pare o mundo que eu quero descer..."

Temos que tomar cuidado com nossa responsabilidade de buscarmos qualidade vida. E a melhor forma é mantermos a qualidade de um relacionamento saudável seja com quem for e onde for. Pois se o tempo toma conta, vale lembrar que quem faz a escolha somos nós. Felicidade é algo abstrato, mas se torna concreta nas escolhas que fazemos.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olha, muito interessante esse fato,realmente vender é isso é estar preparado para o que der e vier. E não perder o sentimento fraterno!

    Parabens gostei muito do seu blog, simples, objetivo e sem nhem, nhem..

    Mariana, São Luiz - MA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Darlene, realmente é necessário ter muita paciência. Aprendi que quando um cliente for mal-educado, estúpido e grosseiro é que devemos tratá-lo da melhor maneira possível, ou seja, ele mesmo pedirá desculpas pois você manteve a calma e em nenhum momento entrou na dele. O mais importante deste fato é que houve uma oportunidade de fideliza-lo, onde vendedores despreparados entrariam na onda da grosseria e perderiam um cliente.
    Parabéns Darlene!!!!! Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  3. Darlene, sei como é passar por situações como essas, pois muitas vezes estou como cliente e algumas vezes, como vendedor. Mas como diz aquele ditado " O CLIENTE SEMPRE TEM A RAZÃO ", mesmo não tendo, temos que ter o bom senso de ouvi-lo e assimilar suas "raivas", apesar de momentaneas, temos que ouvir. Mas o mais interessante são suas colocações finais, pois eu também acho que estamos deixando de lado o nosso tempo para viver, amar, compartilhar, fazer novas amizades, isso tudo nos torna carentes, carentes de sabermos quem realmente somos. Somos seres humanos com pouco tempo para nós, nossa familia e amigos e muito tempo para nosso trabalho. Acho que esta na hora de pararmos um pouco e refletirmos o que realmente queremos de nossa vida. Viver para trabalhar ou trabalhar para viver, para podermos satisfazer nossas necessidades e realmente viver a vida, pois não sabemos quanto tempo ainda teremos pela frente. Quem sabe não esta na hora de fazermos uma revolução em nossas vidas, em nosso trabalho, em nossos relacionamentos. Até que ponto estamos corretos em agir dessa maneira. Para finalizar, quero parabenizar a todos os vendedores, pela sua iniciativa, quem sabe agora vamos ao passo seguinte, humanizar nossas relações, sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Darlene,

    Concordo com voCe, a melhor forma de minimizar situações como essa é agir com calma e sabdoria!

    Você soube fazer isso. Vou tentar ser assim também!

    Parabéns pelo blog, parabéns pela forma de colocar nossa profissão nu lugar que merece, orgulho de sermos endedores!

    abraços,

    Kadu Magalhaes - MG

    ResponderExcluir