Devemos tratar o cliente como rei?
Uma vez estava almoçando com um cliente e durante o almoço, conversávamos sobre a dinâmica do mundo dos negócios:
- Concorrência Desleal;
- Guerra de Preços;
- Parceria;
- Politica Comercial;
- Incentivo Fiscais do Governo às Empresas;
- Crise Mundial, etc.
E naquele bate papo informal fui descobrindo como aquele senhor era tão sábio em suas palavras, quando se referia a manter uma empresa no mercado de hoje com sucesso e para o sucesso.
Não hesitei em perguntar: qual a melhor técnica de manter uma empresa no mercado hoje, gerando lucros e ampliando seu mix de produto?
Ele me olhou nos olhos e sorriu, seus 70 anos testemunhavam em suas palavras a sabedoria de um grande
Líder e em poucas palavras me deu uma das lições mais belas que em nenhum livro ou treinamento de vendas eu havia escutado:
Não hesitei em perguntar: qual a melhor técnica de manter uma empresa no mercado hoje, gerando lucros e ampliando seu mix de produto?
Ele me olhou nos olhos e sorriu, seus 70 anos testemunhavam em suas palavras a sabedoria de um grande
Líder e em poucas palavras me deu uma das lições mais belas que em nenhum livro ou treinamento de vendas eu havia escutado:
- Primeiro, nunca trate seu cliente como um Rei, porque ele não quer um vassalo. Trate-o como parceiro, porque ele busca novas oportunidades, novos horizontes;
- Segundo, nunca subestime a inteligência do seu cliente com técnicas decoradas e promessas que não serão cumpridas;
- Seja honesto com ele, pois uma parceria só é sólida quando pautada na verdade e no respeito humano;
- Trate com carinho seus colaboradores, pois eles somam. Mas não são números, são pessoas que quando motivadas, atravessam mares com você e isso faz a diferença no mundo lá fora.
Aquele senhor me mostrou que o cliente não quer ser tratado como Rei, porque seu objetivo não é ser coroado, mas sim ser Líder de mercado. E você não deve enxergá-lo apenas como alguém que paga seu salário, mas sim alguém que pode abrir oportunidades para muitos que estão lá fora, querendo atravessar mares com sua equipe, fazer diferença na sua empresa.
9 comentários
Darlene,
ResponderExcluirSeu blog está ótimo e com conteúdo!!!
Tenho certeza vai ajudar muitos profissionais de vendas a terem uma visão diferenciada se sua profissão, bem como colocar em pratica as suas dicas. Chega de robôs, queremos profissionais humanos buscando parcerias com clientes.
Sucesso!!!!
Bjos,
Ritinha
Adorei a maneira simples, emocionante e verdadeira como você colocou o tema desse texto... Acredito q este seja mesmo o caminho, enxergar o cliente sob o ângulo que vc focou. Parabéns!
ResponderExcluirContinue, fazendo valer a beleza dessa profissão que é vender!
ResponderExcluirLer seus artigos me faz, ser mais forte na minha função de vender, porque me da orgulho e alegria!
Valeu, Bjs
Ana
ADOREI O SEU BLOG!!MUITO BOM!
ResponderExcluirA MAIOR FERRAMENTA DE UM VENDEDOR É O CARISMA, E RECONHECER QUE HUM HOJE VALE MAIS DO QUE DOIS AMÃNHAS
BJUS,RO
Muita gente deveria ler esse artigo.
ResponderExcluirEu achei barbarooooooooooooooo!
Paulo
Olha eu não te conheço, mais deixo aqui meu agradecimento.
ResponderExcluirEsse texto foi uma lição que também não encontrei em nenhum treinamento.
Vamos inovar quebrar os tabus que nos congelam.
abraços,
Matheus
Espetacula o seu blog!!
ResponderExcluirUma vez vendedor sempre vendedor.
trabalhei em vendas por seis anos, e participei de várias paletras, treimamentos, etc., e gostei muito da forma clara e objetiva das suas palavras. É isso mesmo, o cliente quer seu desejo alcansado com clareza e eficiência.
ARREBENTOU! Compartilhou com riqueza as lições deste almoço com um empresário de sucesso.
ResponderExcluirLevarei comigo esse post, e as dicas!
Sucesso!
Pedro Amancio
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir